quinta-feira, 22 de julho de 2010

Retsína "Karaváki" EKP, um Vinho Intrigante...


Branco, Savatianó e Rodítis
País: Grécia
Cambás
R$ 32
Como disse terça-feira foi o dia da amizade então decidí abrir alguns vinhos e receber os amigos para brindar, celebrar!
E começamos a noite com este Retsína. Eu tinha uma enorme curiosidade em relação a estes vinhos. Curiosidade da antiga tradição grega de vinificá-los com resina de pinho e qual sería o resultado disso...
O nome "Karaváki" seginifica barco, que é devido ao rótulo. É conhecido desta forma na Grécia.
Bom, não é um vinho para todos os dias nem um vinho de exceção, sei lá... é um vinho intrigante... na verdade é para saciarmos estas curiosidades que sempre possuímos. Abra com alguns amigos pois se trata de algo diferente e nem sempre agrada a todos, foi o que aconteceu na terça.
De com amarelo palha ainda com reflexo esverdeado e poucas lágrimas. Aromas verdes dominates, mas diferente do que estamos acostumados, remetem a mata silvestre, muitas ervas, madeira (com certeza pinho, vai evoluindo para um resinoso. Complexo e intenso mas sobretudo: diferente!
Na boca corpo médio mas de sabores acentuados, fortes, marcantes. Sabores verdes confirmando o olfato. Seco, álcool correto e sem amargor. Boa persistência. Deve ser apreciado sozinho sem a companhia de pratos, eu acho...
Acredito ser melhor abrir com outros comensais pois muitos não beberíam duas taças deste vinho. E isso não significa que ele é ruim, apenas particular. Sendo assim, não agrada todos os paladares.
Forte Abraço!

2 comentários:

  1. Olá, tudo bem?
    Sou adoradora de vinhos.
    Já trabalhei como consultora e amei seu blog. Estou seguindo vc.
    Quanto aos vinhos gregos, tenho muita curiosidade em degustar!
    Beijos!

    Thay

    ResponderExcluir

Algum comentário? Fique a vontade!