quarta-feira, 4 de abril de 2012

Pisano RPF Petit Verdot 2007 e 2008 #cbe

uva petit verdot
Por uma coincidências dessas da vida, o tema do mês da CBE (Confraria Brasileira de Enoblogs) é um vinho tinto uruguaio de até R$ 100. E já que estou falando de Uruguai devido a minha recente viagem, ficou um tema muito prazeroso de fazer. 
Experimentei mais de 40 rótulos em minha viagem, mas não foi lá que escolhi este vinho... eu já o tinha na minha adega há algum tempo... só pensei que seria mais uma coincidência experimentá-lo na Pisano... mas não foi! Afinal em casa eu tinha o 2007 e em Progresso bebi o 2008! 
foto: www.vinhoparatodos.com
Assim surgiu a oportunidade de fazer uma espécie de post especial para a CBE, com duas safras do mesmo vinho. Então vamos aos vinhos! Primeiro fato importante é que o vinho tem consistência, as duas safras mostraram boa qualidade e uma paleta olfativa vasta. 
O 2007 está no auge, cor rubi intensa, aromas de frutos negros maduros evoluindo para uma geleia de amora, mas antes passando por especiarias, pimenta do reino, carne e balsâmico. Na boca está redondo! Carga tânica elevada, mas fina e prazerosa, acidez em alta, bom corpo, retrogosto confirmando a geleia de frutas negras. Boa persistência! 
O 2008 foi provado com mais outros 10 rótulos da vinícola, mas essa visita merece um post especial. De qualquer forma dentro do painel ele foi um dos vinhos que se destacou. Mais violáceo em sua cor, e com aromas mais frescos como herbáceos e frutos vermelhos. Na boca tem ainda mais corpo, mas equilibrado já que possuí mais carga tânica e madura, envolvente! Conjunto bem integrado, de elevada acidez e retrogosto perene. 
O primeiro pede uma parrilla de carré de cordeiro, bem temperada com ervas e pimenta. O  segundo pede algo mais animal, mais suculento, acho que com um Bife de Ancho vai ficar bacana. 
Forte Abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Algum comentário? Fique a vontade!