segunda-feira, 2 de abril de 2012

Semana Santa, Bacalhau & Vinho


Não é que já chegamos a Semana Santa de 2012... o tempo tem voado! E Semana Santa é sinônimo de Bacalhau, a preferência de todos nós na Sexta Santa, que de sacrifício, convenhamos, não tem nada! 
Nesses dias todos nós corremos atrás de um vinho especial para esta aguardada refeição. Afinal a família estará reunida, é momento de alegria! E festa tem que ter bom vinho! 
Já o Bacalhau é tão saboroso e ao mesmo tempo tão versátil! Pode ser preparado de inúmeras formas que nos propõe um desafio de harmonização, acho que o Daniel Perches gostou dessa palavra (desafio), o homem está preparando um programa, dá uma olhada clicando aqui!
Voltando ao assunto que interessa, vinhos para acompanhar o Bacalhau. Bom, temos uma regra de harmonização, devemos escolher vinhos/bebidas de mesma origem dos pratos, Bacalhau é português - na verdade foram os portugueses que introduziram o bacalhau na alimentação, mas, atualmente, estes peixes são pescados mais ao norte do Oceano Atlântico especialmente por barcos noruegueses - vinho Português! 
Com postas e lombos assados lentamente, acompanhados de batata, cebola, alho, brócolis, etc, eu sigo esta regra a risca e sempre opto por vinhos tintos do Alentejo ou do Douro. De preferência com passagem por madeira, mas nada exagerado, 12 meses no máximo e se possível de segundo uso. Esse ano vou de Bafarela Reserva 2007 - Douro. 
Agora se o seu bacalhau for feito em lascas ou desfiado e ainda levar molho branco ou natas, sugiro um vinho branco. Prefira um vinho com boa untuosidade para acompanhar bem o molho que deve sobressair no prato. 
Há sempre boas opções portuguesas de brancos, mas temos uma certa dificuldade de encontrarmos em redes de supermercados e pequenos empórios... Sendo assim um bom Chardonnay sul-americano "quebra o galho" com facilidade... tem que passar por madeira, pelo menos uns seis meses. Eu prefiro com um pouco mais de tempo de garrafa, ou seja uma safra de pelo menos 03 anos de idade, a integração entre a fruta e a madeira já deve ter ocorrido para uma boa experiência gastronômica.  
Só mais uma dica... tem um site muito bom sobre Bacalhau, com fotos do peixe, quem diria?! Você pode ver a cabeça do Bacalhau pela primeira vez, além de conhecer um pouco da história e aprender mais de 100 receitas! Trata-se do Mundo do Bacalhau.
É isso! Que todos nós tenhamos uma semana tranquila e um belo almoço na sexta-feira! 
Forte abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Algum comentário? Fique a vontade!