quarta-feira, 19 de setembro de 2012

O Famoso Chateau Reignac 2004!!!


Mais uma vez, através da mão de um bom amigo, pude experimentar um vinho que surpreendeu degustadores derrubando vinhos muitos mais caros e famosos numa degustação as cegas. 
Desta vez foi o Chateau Reignac 2004, o vinho que derrotou os Premiers Crus Classés de Bordeaux em uma incrível degustação as cegas, é verdade também que não derrotou todos, ficou em segundo lugar. Deixo aqui o vídeo da degustação, caso você ainda não conheça. 

Eu experimente o Reignac num jantar muito agradável, após um belíssimo Cremant d'Alsace. No dia o jantar foi esta belíssima lasanha de bacon (foto abaixo) que fez um bom par ao vinho, uma boa harmonização.
  
Mas vamos ao vinho que é o que interessa! Decantamos por cerca de 40 minutos e o vinho apresentou muita elegância e austeridade. Lembrando que estamos tratando de um corte de Merlot (75%) e Cabernet Sauvignon (25%), com estágio em barricas de carvalho por 19 meses, no Brasil ele é vendido na casa dos R$ 230.
Ainda de cor rubi translúcida, apresentou aromas de  média intensidade - frutos negros e vermelhos maduros, nuances de couro, terra molhada e especiarias, cravo e pimenta preta em destaque. 
Na boca demonstrou tipicidade, corpo médio, taninos finíssimos, muito bem integrados ao conjunto, álcool discreto, boa acidez e retrogosto confirmando as especiarias.  
É um belo vinho, mas não me parece tão grandioso como a degustação sugere... se é melhor que os grandes Bordeaux que competiu eu não sei, mas se de fato for, receio que ficarei decepcionado com os Premiers Crus Classés... 
Forte Abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Algum comentário? Fique a vontade!