terça-feira, 4 de dezembro de 2012

O Apocalipse Maia - Capítulo I - Um Vinho Nacional em Plena Segunda-Feira! #cbe


Foi uma segunda como qualquer outra, chata! Doida para me recolocar no ritmo rotineiro do trabalho, mas eu estava um tanto inquieto... Com aquela necessidade desmedida de me agradar além de respeitar os Deuses Maias do Apocalipse. 
Decidi que começaria escolhendo um bom vinho nacional, em que pese todas as minhas dúvidas e questionamentos em relação a qualidade média do vinho brasileiro, não posso negar que há bons rótulos há nossa disposição. 
E ainda inspirado pelo tema da Confraria Brasileira de Enoblogs (CBE), escolhido pelo amigo Déco Rossi: "Cabernet Franc do Novo Mundo, até R$ 150", escolhi este vinho da Valmarino, o Cabernet Franc XIII 2008. 
Já era tempo de escolher o jantar para acompanhar, optei por um Taglarini com Corações de Frango e Molho de Cerveja. Posto isso fui as compras rapidamente e por volta das 20hs já me encontrava na cozinha, depois de cerca de 01 hr o prato estava pronto. Deixei o vinho decantar por 20 minutos. 
De cor rubí intensa, o vinho mostrou ao nariz aromas de especiarias como cravo e defumados logo no início, com o agitar da taça a fruta sobressaiu com jabuticaba e cerejas, o tempo trouxe chocolate e tâmaras. 
Na boca um vinho elegante, corpo médio, boa acidez, retrogosto confirmando as especiarias e taninos volumosos mas finos, foram 17 meses bem trabalhados de estágio em carvalho. Como disse um belo vinho nacional! 
Fez um bom papel com o prato, encontrando no sabor acentuado do molho seu melhor momento! Uma boa integração entre taninos, acidez e a cremosidade do molho, ressaltando ainda mais a fruta e doçura do vinho. 
A semana começou bem, talvez os Deuses Maias me poupem... 
Forte Abraço!

2 comentários:

  1. Olá. Concordo, a Valmarino trabalhou bem. Tente o X 2005 (se puer encontrá-lo), e o Reserva da Família 2005 (mais corpo).

    Um abraço.
    Felipe.
    http://bebadovinho.blogspot.com

    ResponderExcluir

Algum comentário? Fique a vontade!