segunda-feira, 5 de maio de 2014

Marco Luigi Brut 10 Anos - 2001


Esse é um espumante diferente e com uma proposta interessante! O Brut 10 anos, como sugere o nome, fica em contato com as leveduras por 10 anos!!! É tempo hein!!! Isso denota o objetivo de fazer um espumante altamente complexo. 
O Brut 10 anos é um espumante feito pelo método tradicional, clássico, conhecido por Champenoise, consiste em realizar a segunda fermentação em garrafa, gerando o gás carbônico neste processo. É o método de Champagne... 
Foram produzidas 1.500 garrafas deste espumante que é elaborado com Chardonnay e Pinot Noir, além do Brut a Marco Luigi produz um Nature com a mesma proposta! A diferença entre Brut e Nature reside no açúcar residual do vinho. No Nature são permitidos até 03 gramas de açúcar residual, no Brut são permitidos entre 6,1 e 15 gramas. No meio dos dois fica o Extra Brut, tipagem pouco produzida.
O Brut 10 Anos é um espumante amarelo ouro, sem reflexos, de perlage fino e persistente. Os aromas trazem frutas secas e notas de fermentação como pão torrado e cogumelos. Na boca as frutas secas dominam, acidez alta e estrutura média. Em alguns momentos deu uma sensação metálica, parecia que estava passando. 
Eu prefiro espumantes mais vivos e com fruta mais presente, mas não posso negar que a curiosidade de experimentar um espumante envelhecido com as leveduras é atrativa, além de ser um baita aprendizado! 
Forte Abraço!

2 comentários:

Algum comentário? Fique a vontade!