segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Leyda Reserva Sauvignon Blanc 2009

Branco, 100% Sauvignon Blanc
País: Chile - Valle de Leyda
Preço: R$ 42
Era quinta-feira, final de tarde, e eu estava na Rosso Bianco em Jundiaí acompanhado de dois amigos. Passamos duas horas agradáveis, uma delas acompanhado deste belo Sauvignon Blanc chileno.
Aliás este vinho não vem do tradicional Valle de Casablanca, vem do Valle de Leyda, que fica dentro do Valle de San Antonio, região promissora para Chardonnay, Syrah e Sauvignon Blanc, como veremos...
O detalhe deste vale chileno é que aqui, segundo as pesquisas, o amadurecimento das uvas é mais lento devido a uma primavera e a um verão de temperaturas mais brandas, o que acaba por aportar notas de sabores e aromas diferentes.
Bom... vamos ao vinho? Na taça amaerlo palha, com leve reflexo esverdeado, sem halo aquoso aparente e muitas lágrimas chorando na taça.
A exuberância aromática do vinho é fantástica! Realmente intenso e complexo! As notas herbáceas já tradicionais nos sauvignon blanc's chilenos, estão presentes mas domadas! Muita fruta tropical... maçã verde, maracujá e tangerina além de nuances minerais.
Pleno em boca, encanta pelo equilíbrio. Excelente acidez, sem agressividade, retrogosto frutado e boa persistência! Vale cada centavo e devolve um troco!
Acredito que frutos do mar e frutas tropicais farão um belo par a este vinho, como um camarão no abacaxi...
Forte abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Algum comentário? Fique a vontade!