terça-feira, 27 de novembro de 2012

Argentina: Cabernet Sauvignon ou Malbec???

É no mínimo pretensioso da minha parte fazer essa pergunta, mas... tenho ficado muito satisfeito com os varietais de Cabernet Sauvignon argentinos que tenho experimentado, especialmente os de linhas mais básicas os chamados vinhos de ‘entrada’ das vinícolas hermanas.
Eu já estava com esse sentimento que nos vinhos argentinos abaixo de R$ 50 tínhamos exemplares melhores de Cabernet Sauvignon, quando o amigo João Filipe Clemente promoveu um embate entre Cabernet e Malbec da Sottano.
E na linha inicial de vinhos (Classico) foi quase unânime, entre 10 wine bloggers, que o Cabernet era um vinho mais harmônico e agradável. Fique também registrado aqui que na linha Reserva de Família, mais alta dentro da escala proposta pela vinícola, o Malbec foi o melhor para a maioria.Mas aquele sentimento que tenho, se fortaleceu!
E os amigos, o que acham? Os Cabernet´s argentinos abaixo de R$ 50 estão valendo mais a pena?
Forte Abraço!

7 comentários:

  1. Cris,
    essa é uma impressão que tenho há algum tempo também. Assino embaixo.

    quando mencionou os vinhos da Sottano, imediatamente procurei minhas avaliações no blog e tanto o Malbec quanto o CS da linha Reserva foram avaliados. O Malbec levou 4 taças e o CS levou 4,5 taças. Isso já em 2008.

    mais um post que certamente deixará uma galera com a pulga atrás da orelha, rsrs.

    saúde!

    Gil Mesquita
    www.vinhoparatodos.com

    ResponderExcluir
  2. Cristiano,

    Me aventuro a dar meu pitaco: talvez por não ser o carro-chefe do país, a Cabernet não tenha que ser barricada em excesso ou atender a "apelos comerciais". O Cabernet da Catena normal era polido, com taninos na medida certa e sem o aspecto "xaroposo" que conseguem imprimir à Malbec.

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Gerson,

    Valeu pela contribuição! Passe sempre por aqui!

    Cristiano

    ResponderExcluir
  4. Acho que isso pode mudar, dependendo da vinícola. Falando de varietais sem limtar a faixa de preço, posso afirmar que os vinho feitos com Cabernet Sauvignon pela Cobos são melhores que os Malbec's

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Putz... acho os cabernet´'s chilenos praticamente insuperáveis, os prefiro em relação aos argentinos, assim como ainda acho malbec's na argentina insuperáveis em relação as demais uvas cultivadas lá, mas sem dúvida pode se ter boas experiencias com cabernet's argentinos tbm!

      Excluir
  6. Os argentinos, pelo menos os que experimentei até agora, não têm aquele típico pimentão verde dos chilenos. São mais frutados.

    ResponderExcluir

Algum comentário? Fique a vontade!