sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Vinho & Pizza

Hoje é sexta-feira, noite para uma boa pizza, não? Acabando a semana, nada de ir para a cozinha... certo? E aí surge uma excelente oportunidade para a mais querida... a boa e velha Pizza!!! 
A redonda pode ser feita de tantas formas, com tantas possibilidades de recheio, e agora??? Qual vinho escolher? O que harmoniza? 
A verdade é que não existe resposta certa, afinal o recheio manda... e como já disse, são inúmeras as possibilidades. Mas eu tenho uma opinião! Pizza é com vinho italiano! 
Se o molho de tomate imperar no recheio, como numa mussarela ou napolitana eu vou de Dolcetto ou Chianti. Se o recheio tiver linguiça ou calabresa ou algo de javalí com muitas ervas e temperos eu opto por um bom Syrah do Sul da Itália. Porém posso estar mais tradicionalista  e optar por um bom Montepulciano D'Abruzzo.
Agora se já for uma pizza mais sofisticada, porém leve, como uma com abobrinha curada no alho ou com queijo de cabra porque não um bom branco? Que tal um Gavi do Piemonte... E se for uma pizza sofisticada com cogumelos ou bacon... que tal um vinho produzido com Nerello Mascalese aos pés do Etna??? Não tem? Vai de Barbaresco... 
Mas se a sua pizza tiver um grande volume de sabor, como aquelas que são repletas de catupiry ou a tradicionalíssima Quatro Queijos eu escolho um Primitivo di Manduria. 
Sua pizza pode ter também um italianíssimo presunto parma ou até mesmo uma pancetta frita, dá até para arriscar um Barolo... Achou muito? Escolha outro vinho italiano e se divirta! 
Ciao, ciao!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Algum comentário? Fique a vontade!