segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Degustando por Aí!!! Dal Pizzol


Num desses feriados que passou estive na Serra Gaúcha e aproveitei para dar um pulo no Vale dos Vinhedos e conhecer dois produtores nacionais, comecei pela Dal Pizzol! Fiz essa viagem com o amigo Tiago Bulla, Universo dos Vinhos.
Mais precisamente visitei o Parque Temático da Dal Pizzol, área de oito hectares destinada ao enoturismo. Por lá encontramos uma área verde e florida, com alguns lagos, muitas aves e que tem como destaque a bela sala do varejo, os espaços "Memória do Vinho" e o Vinhedo do Mundo.  

Comecemos por estes espaços que zelam pela história do vinho, espalhados pela propriedade encontramos vários equipamentos vitivinícolas antigos, todos com placas explicativas sobre os equipamentos, mas sería mais legal ver esta história toda, em uma visita guiada, para a Dal Pizzol pensar... 

O Vinhedo do Mundo conta com o apoio da Embrapa e da Gerdau e apresenta uvas de 23 países onde com atenção podemos notar diferenças no tamanho das folhas, na quantidade de cachos, o que pode nos dar uma noção da produtividade de cada variedade, mas com certeza é divertido conhecer algumas variedades de nomes mais exóticos. 

No varejo experimentamos muitos vinhos, para mim houveram 03 destaques, o Cabernet Franc DO Lugar 2011, vinho de corpo médio, frutado e agradável, fácil de beber e que na minha opinião pode acompanhar qualquer refeição. 
O Espumante Dal Pizzol Brut Tradicional é excelente, tem ótima acidez, corpo médio, aromas de frutas cítricas maduras, cogumelos e notas de fermentação. Na boca forma uma bela mousse e tem final pronunciado. 
Me chamou a atenção ainda o Dal Pizzol Tannat 2008, vinho de cor e aromas intensos de frutas vermelhas e negras maduras, grande volume em boca, com taninos macios e boa persistência. Ótima compra! 
Forte Abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Algum comentário? Fique a vontade!